Gostou? Compartilhe:

O Cartão Cidadão facilita o seu acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas. Ele pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela CAIXA, presentes em todos os municípios brasileiros.

Quem tem direito?

O Cartão do Cidadão é para você que possui FGTS provisionado, rendimentos do PIS, abono salarial ou, que ainda esteja recebendo parcelas do seguro-desemprego. Com ele, você agiliza e garante mais segurança no processo de pagamento dos benefícios sociais.

Para consultar saldo ou extrato de FGTS; saldo de quotas ou rendimentos do PIS; quem tem direito ao abono salarial e ao seguro-desemprego, não é necessário o uso do Cartão do Cidadão. Esses serviços podem ser feitos diretamente no site da CAIXA .

Para os clientes que não possuam benefício a receber, pagos pela rede de atendimento da CAIXA, não será possível solicitar o Cartão do Cidadão.

Quais são as formas de solicitar o seu Cartão Cidadão?

Todos trabalhador brasileiro tem direito ao seu Cartão Cidadão e para ter acesso ao documento é necessário que você esteja cadastrado em um dos seguintes órgãos:

  • PIS/PASEP;
  • Número de Inscrição Social (NIS) ;
  • Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

Lembrando que o documento é gratuito e um direito seu! Para solicitar, confira os passos a seguir:

O trabalhador deve encaminhar até uma agência da Caixa Econômica Federal ou se preferir, solicitar pelo número 0800-726-0207 tendo os seguintes documentos em mãos:

  1. A) Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação, CTPS ou Certidão Civil;
  2. B) CPF;
  3. C) Número do NIS, NIT ou PIS/PASEP;
  4. D) Comprovante de residência (caso prefira ir a uma agência bancária).

Como emitir o Cartão do Cidadão?

  • Se você possui algum benefício social ou trabalhista para receber e ainda não tem o Cartão do Cidadão, solicite pelo telefone 0800-726-0207 ou em qualquer Agência da CAIXA.

Para que o atendimento seja mais rápido tenha em mãos o número do seu NIS.

Para mais informações, vale sempre acessar o site (https://idg.receita.fazenda.gov.br/)